Estar online não significa estar disponível

Vivemos conectados o tempo todo. Estamos sempre online, seja no trabalho, em casa, na rua e até mesmo no banheiro. Resolvemos tudo pelo celular e claro, com os relacionamentos, isso não seria diferente. As ligações e encontros passaram a ser raras exceções. Mandamos áudio, gravamos vídeo e digitamos textões imensos. Por vezes, preferimos despejar tudo que há para ser dito em uma nova conversa do WhatsApp. Escrevemos como se estivéssemos falando e a outra pessoa nos escutando. No entanto, o fato do outro estar online não significa que está disponível.

A palavra “online” grita toda vez que você abre a conversa dele. Ele está ali, presente quase que o tempo todo. Você pensa em ir falar, desiste, pensa de novo, até que uma hora você se rende. Manda um oi tímido ou pergunta algo banal, mas a resposta, infelizmente, não vem. Ou vem acompanhada de uma sensação de obrigação, como se a pessoa estivesse sendo apenas educada ao lhe responder. Na realidade, apesar de ele estar o tempo todo ali, de fato, nunca esteve.

Estar sempre presente nas conversas pelo WhatsApp não significa estar presente na sua vida. Mesmo que as conversas fluam online, é na vida real que elas devem prevalecer. A energia de um encontro não se resume a alguns emoticons de coração. A sinceridade de uma relação pode ser identificada muito mais olho no olho do que em vídeos compartilhados. Os áudios facilitam, mas é em uma conversa real que você realmente identifica afinidades. Esqueça os touchs e retorne aos toques reais.

Para estar disponível, sobretudo, é preciso estar presente. No sentido literal da palavra. Estar ali, ao seu lado, mesmo que a alguns quilômetros de distância. Mais do que wifi conectados, é preciso que os corações estejam conectados, na mesma sintonia. E, infelizmente, é impossível reconhecê-los através de vácuos ou respostas frias no universo online.

Por isso, prefira o contato. E não aquele em que se busca na agenda do celular. É o momento de retroceder. De voltar ao tempo em que o frio na barriga antecedia a um abraço ou a um beijo e não a uma simples resposta no aplicativo. O mundo digital é uma realidade e está aí para auxiliar e não para angustiar. Continue a pedir o número dele. Mantenha conversas, envie áudios e textões, mas não dê importância exagerada ao universo online. Procure viver offline. Suas sensações serão ainda mais intensas do que o som de uma nova notificação.

Afinal, de quantos matches você realmente precisa? Leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

4 Comentários

  1. valter spadão says

    bonitas palavras bem colocado em seu devido lugar

  2. Angelica says

    “Suas sensações serão ainda mais intensas do que o som de uma nova notificação.” (clap) (clap) (clap)

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.