Que assim seja

Tem tanta gente falando o nome de Deus em vão. Indo todo fim de semana na igreja, fazendo jejum, “escolhendo esperar”. Tantas regras, pouca prática. Diante de inúmeros possíveis pecados, as pessoas se esquecem do essencial: o coração. Falam de uma forma bonita demais, mas agem de menos. Dão aquele jeitinho esperto, mentem uma besteirinha aqui ou ali, magoam em benefício próprio. Se acham religiosos demais, mas, no fundo, o que impera é a tal da hipocrisia.

Meu avô, do alto dos seus 92 anos, nunca foi religioso, no sentido literal da palavra. Nunca frequentou igrejas, rezou terços ou jejuou durante longos períodos. No entanto, me ensinou a máxima que sigo até hoje: “religião é o coração”. Para ele, o bem que você faz às pessoas tem muito mais valor do que doutrinas e regras estabelecidas. Ali, sabedoria não falta. Definitivamente, ele sim, sabe das coisas.

Estou cansada de tanta hipocrisia. De tanta religião que “tampa buraco”, que esconde desonestidade e mau caráter. Prefiro não frequentar cultos ou viver estampando a Bíblia por todo canto, mas ter a consciência tranquila em relação às minhas atitudes. Até porque religião virou extremismo. Ou você é, ou não é. Ou você toma atitudes totalmente radicais ou não pode ser uma pessoa religiosa na essência. Perdeu-se o real significado do que, de fato, significa equilíbrio e bom senso.

Ninguém precisa ser santo para ser uma boa pessoa. A gente comete erros sempre e, talvez, nem tudo que fazemos, de fato, agradaria a Deus ou a qualquer outra entidade que você acredite. No entanto, mesmo diante do meu pouco conhecimento sobre qualquer princípio divino, tenho certeza do que realmente não agradaria. Cada um sabe o limite em que pode chegar. Nada que atinja a liberdade do outro. Nada que você faça e que não te deixe dormir em paz à noite.

Perdoem-me alguns, mas religião vai além do piloto automático. Então, não se culpe, se você, assim como eu, pode não entender nada de capítulos ou versículos, mas sabe muito bem até onde pode e quer ir. Sabe que a sua liberdade termina onde começa a da outra pessoa.  Sabe que Deus, sobretudo, é amor. E amor, a gente tem de sobra para dar, mesmo diante de tantos erros e tropeços.

Amém?

Aos que dormem em paz, leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

2 Comentários

  1. Claudio. says

    Isabela.
    Falas com o coração e dele sai o que sentimos como pura verdade. Pelo menos a nossa verdade. Que certamente se aproxima da verdade absoluta, a de Deus.
    Por enquanto li apenas “Que assim seja”, mas consigo deslumbrar parte da tua personalidade. E gostei muito.
    Pretendo continuar lendo teus textos e saborear enfoques e nuances das vidas nossas, tanto da terrena como da espiritual.

  2. claudio says

    Li agora “Amar não depende de reciprocidade”.
    Não achei lindo, mas reconheço como possível e verdadeiro.
    É bem provável que hoje alguém esteja vivendo exatamente assim. É difícil mas ao mesmo tempo triste e alegre, pois os momentos se sucedem. E como vai terminar só esperando poderemos ver.

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.