Precisa ser leve

Sempre me disseram que relacionamento para ser bom, é necessário leveza. Não pode pesar, não deve tomar mais espaço do que deveria, não é indicado que tenha mais sofrimento do que sorrisos. Mas aí, diante de tantas regras de como deve ser, eu nunca entendi muito bem que leveza era essa. Afinal, quando estou envolvida com alguém, é impossível estabelecer limites. Não sei até onde vou amar, o quanto vou me envolver e, possivelmente, o quanto irei sofrer.

Só que algumas coisas ficaram claras nesse percurso. Para ser leve durante um relacionamento, é preciso ser também antes dele. É preciso estar em paz com você, suportar o peso da própria companhia e não sobrecarregar tanto as costas, o coração e todo o resto com isso. Depois, quando a leveza de um singular se tornar plural, automaticamente as coisas se tornarão mais leves.

Não é preciso um manual de como manter um relacionamento que lhe faça bem. Muito menos estabelecer limites de até onde se deixar levar pelo sentimento. A equação é mais simples do que se imagina. Não há regras. Estar bem antes de uma companhia, lhe faz aceitar apenas aquelas pessoas que realmente irão manter o seu estado de leveza. Quando começar a pesar, você não dará conta de suportar, justamente por ter conhecido de perto o real sentido de estar leve.

Então, antes de sair por aí a procurar relacionamentos felizes, tire o peso da própria bagagem. Aprenda a suportar as suas preocupações, o seu jeito, as suas qualidades e seus defeitos. Mesmo diante de tanta carga, aprenda a esvaziar. A ser leve, apesar dos pesares. Aí, quando estiver em uma relação, você saberá até onde pode aguentar. Não vai aguentar tanto peso, afinal, a gente se acostuma ao que faz bem.

Na realidade, nunca foi difícil se envolver com alguém. Difícil é quando há tanto peso em algo que deveria ser mais leve do que uma pena. Leveza, nesse caso, não significa perfeição. É claro que não vão faltar preocupações, bads e inúmeros problemas. No entanto, elas não podem ser a essência de uma relação. Lembre-se: um relacionamento leve não é a origem da felicidade e sim, uma consequência dela.

Ame-se menina. Leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.