“Cada um ter a sua própria coberta”
Foi essa a resposta que Áquilla e Matheus me deram quando perguntei qual era o segredo do relacionamento. Eles me disseram que, quando vão dormir, cada um tem a sua própria coberta, para evitar que um puxe a coberta do outro durante a noite.
Mas, mais do isso, me explicaram que essa resposta é também uma bela metáfora. Afinal, é preciso que cada um tenha a sua própria coberta, ou seja, os seus próprios limites. É preciso que o outro respeite isso e entenda até onde vai o que é seu e o que é do outro.
Só assim uma relação se constrói de verdade, com respeito, com limite, com tolerância. A coberta, portanto, é a melhor metáfora para representá-los. Não há nenhum outro símbolo que os defina tão bem. Afinal, eles respeitam muito os limites um do outro.
Entendem quando o parceiro não quer conversar, quando precisa de espaço. ELes não se perdem em quem um é e em quem são como casal, pois há uma grande diferença nisso.
Continuam sendo Áquilla e Matheus, com características e personalidades próprias, mas também são um casal e sabem muito bem separar isso. Amor e liberdade andam lado a lado no relacionamento desse casal.
[Trecho da cerimônia personalizada para Matheus e Áquilla, na Vivenda Rejupe, em Londrina (PR). Texto e celebração por mim, Isa, da Sem Travas no Coração.
Fotos: Thaise Machado
–
Leia também: O amor deve ser lapidado dia após dia. Clique aqui!