Gratidão a um ex abusivo

Caro ex,

Talvez você não saiba o quanto a minha vida mudou depois que você fez parte dela. Um dos motivos é porque não consegue mais stalkear nenhuma das minhas redes sociais. Alguns amigos em comum ainda podem te levar alguma informação ou outra, mas venho através desta, lhe trazer informações privilegiadas. A principal delas é dizer com todas as letras: OBRIGADA. Toda essa mudança eu devo a você, sabia? Graças a você, caro ex, eu continuo me transformando a cada dia.

Com você, eu descobri o poder de manipulação de uma pessoa. Descobri a frieza e passei a dar ainda mais valor à doçura. Com você, reforcei a importância da minha família. O meu porto-seguro, a minha tranquilidade, a minha paz. Eles foram a voz da razão, quando o coração já não dava mais conta. Com você, eu aprendi a dar valor ao amor próprio, mesmo depois de você ter tentado arrancar boa parte dele. Aprendi a me amar antes para, então, receber alguém que me ame ou, no seu caso, que dizia amar.

Muito obrigada por ter sido o meu primeiro namorado e ter feito tudo errado logo de uma vez. Assim, posso afirmar, com absoluta certeza, que nenhum outro agirá da mesma forma que você agiu. Saberei reconhecer pequenas demonstrações de um relacionamento abusivo logo quando elas aparecerem. Não permitirei mentiras e, graças a você, saberei reconhecê-las de longe. Você foi a prova viva de que as experiências favorecem o aprendizado.

Obrigada por ter deixado um terreno tão tranquilo e fértil, depois de uma longa e forte tempestade. A paz reinou, o coração se aquietou e o amor floresceu. Sou grata por me fazer enxergar o poder de um bom coração e de não precisar reconhecer isso em mais ninguém, além de mim mesma. Obrigada por ter me deixado o seu pior para que eu pudesse transformá-lo no meu melhor. Muito obrigada, mesmo.

As suas ações desencadearam reações, que só poderiam ser de agradecimento e de crescimento. Por aqui, mágoa não floresce. Ela deixa sua marca, mas segue viagem. Assim como você seguiu, levando tudo que não me acrescenta junto com você. E mais uma vez eu repito: como sou grata por isso. Deus te usou para me mostrar o que eu jamais pretendo merecer.

E sim, há vida após um relacionamento abusivo! Leia mais sobre isso aqui.

Acho que você também gostaria de:

4 Comentários

  1. Éllen says

    Relacionamento abusivo é para os fortes!
    No início de um relacionamento abusivo o que a gente vê (ou pensa que está vendo) é mágico, nos leva a fazer mil planos e sentir um gostinho de realização. Isso dá ainda mais expectativa.
    Mas, apesar de não querermos ver, os indícios de um relacionamento abusivo estão ali, sempre estiveram. O que mudou foi o nosso olhar sobre ele. Quando estamos envolvidas buscamos uma justificativa para quaisquer desses indícios. Ele não faria isso. Ele está realmente arrependido. Ele não vai fazer outra vez.
    Quando a situação começa a ficar insustentável (ou injustificável) começamos a enxergar a realidade. Isso é desconfortável. Como se num dia frio, você no aconchego dos seus edredons, te jogam debaixo de um chuveiro com água bem gelada. A diferença entre esse exemplo e a realidade está no fato de que o chuveiro você desliga. E nesse xoque da vida real você precisa aprender a controlar fatores internos para que o desconforto passe.
    Por isso, relacionamento abusivo é para os fortes, no real sentido da frase.
    Infelizmente se você não é forte o suficiente, se deixa levar, se deixa enganar, se deixa consumir. Aí, a situação não acaba. Os prejuízos são inúmeros. O relacionamento acaba, mas a situação é interna e pode não acabar junto com o relacionamento. É preciso ser forte.
    É indescritível a sensação de relembrar tudo e saber que passamos por isso, que conseguimos. O sentimento é de EU CONSEGUI.

    Compartilho dessa gratidão, Isa. Depois de tudo, nossa vida dá um salto qualitativo e esse salto nos permite novas e incomparáveis vivências.
    Deus realmente nos mostra que não tem nada “mais ou menos” reservado para nós!
    Não pare de escrever! Beijo

    1. Isabela Nicastro says

      Querida Éllen,

      Fico muito feliz em ler esse seu relato. Você descreveu perfeitamente a situação. Realmente, estar em um relacionamento abusivo e, principalmente, sair dele é para os fortes. Podemos dizer que passamos por isso, sofremos muito mas, graças a Deus, saímos melhores do que entramos. São experiências, que por mais que sejam doloridas, nos fazem enxergar mais claramente a realidade e tirar proveito dela. Sim, estamos melhores. O que é nosso está guardado.

      Muito bom o seu recadinho 🙂

      Continue acompanhando o Sem Travas na Língua! beijo grande

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.