A lealdade felina e o nosso jeito de amar

Amor-felino. É essa a metáfora que melhor define o relacionamento desse casal, Hugo e Daniele. Eles, que hoje possuem 20 gatinhos entendem bem o que é a lealdade e o amor dos felinos. O Hugo, que no início dizia não gostar de gatos, aos poucos, foi se apaixonando cada vez mais por eles. E a Dani, é tão apaixonada por eles, que criou a clínica especializada no cuidado aos gatos.

E hoje utilizo da lealdade desses animais para comparar o relacionamento deles, Hugo e Daniele. Uma pesquisa da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos, concluiu que assim como os cães e crianças, os gatos criam o que é conhecido como “apego seguro” aos cuidadores, que os fazem sentir uma sensação de calma e segurança.

Os gatos nos ensinam muito sobre o amor. Eles são extremamente fiéis aos seus tutores, mas sabem se amar antes. Sabem impor os limites de sua individualidade e do seu espaço. Diferente dos cães, os gatos não imploram por amor. Eles também amam incondicionalmente, mas valorizam antes o que são para, então, poder amar o tutor.

Hugo e Dani passam calma e segurança um ao outro, assim como os gatos se sentem acolhidos perto de seus tutores. Também são extremamente leais, assim como a lealdade-felina. Além disso, sabem amar sem se anular. Respeitam a individualidade de cada um, o espaço de cada um e é exatamente por isso que amam ainda mais um ao outro.

Como diz o Bruno, irmão do Hugo, eles são tão apaixonados pelos animais que aprenderam a amar como eles: incondicionalmente. São os melhores amigos e parceiros um do outro.

[Trecho da cerimônia personalizada da Daniele e do Hugo, na Chácara Graciosa, em Londrina (PR). Texto por mim, Sem Travas no Coração, celebração pela Lau]

Fotos: Acervo pessoal / Toni Minighini

Leia também: Amor, o jogo em que não se deseja que o outro erre. Clique aqui!

Acho que você também gostaria de:

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.