Amar, apesar de

É fácil amar quando tudo é fácil, quando o cotidiano mais parece um mar de rosas. Quando o outro se encaixa perfeitamente em tudo que você sonhou. Difícil é amar, apesar de. Apesar dos problemas, das diferenças, das discussões, dos traumas. Difícil é amar contra as evidências, além das aparências.

Amar torna-se, portanto, ato de resistência. É amar o que te desafia, te instiga, te faz rever pensamentos e princípios. Ao contrário do amor turbulento e conturbado, como já expliquei nesse texto, este é um amor que não te faz sofrer, mas que te balança e, por vezes, te tira certezas e convicções. Não é um amor sofredor, mas sim, resistente.

Apesar dos erros, você o ama. Apesar das brigas, você recomeça. Apesar da incerteza, você tenta. Apesar das diferenças, você enxerga inúmeras outras semelhanças. Apesar da razão, a emoção se faz presente. E assim, você continua, amando, resistindo e evoluindo.  Afinal, não há evolução mais evidente do que amores que tem algo a lhe ensinar.

Todo e qualquer relacionamento, por menor tempo que dure, tem algo a lhe mostrar. Contudo, quando é apesar dos pesares, o amor puro e verdadeiro se revela. Se apesar de tudo, o amor não resistir é porque nunca foi amor ou porque talvez não tenha sido forte o suficiente. Se, apesar das dificuldades (aquelas, é claro, que não te anulem ou te façam sofrer), ele resistir, é porque já valeu a pena.

Por isso, não desista ao primeiro obstáculo. Não releve esse sentimento tão nobre e bonito simplesmente porque algo não saiu como esperado. Apare algumas arestas, ajuste pequenos detalhes e torne o seu amor, além de resistente, também o real motivo da sua felicidade.

Ame. Resista.

Conserte, ao invés de descartar. Leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.