Ninguém disse que seria fácil

Mas também não te disseram que seria tão difícil. E é. Muito. Você tenta, corre atrás dos seus objetivos, no entanto, de repente, as coisas escapam das suas mãos. Você perde o controle da situação e aí, é inevitável não desanimar de vez. Algo está errado. Ninguém te avisou que as coisas não seguiriam um percurso pré-determinado. Por mais que você se esforce e programe meticulosamente cada passo, em algum momento, tudo desanda. E o pior: sem aviso prévio.

Tome como exemplo o seu próprio nascimento. Ninguém lhe avisou que era a hora. Você estava lá, quentinho e muito bem acolhido no ventre da sua mãe. Não havia preocupação alguma. Nem pelo alimento você precisava buscar, já que tudo chegava a você. De repente, você precisou sair do casulo e encarar a realidade. Mesmo tão pequenino, o mundo lá fora estava à sua espera. Seus pais estavam à sua espera. E era preciso corresponder a tanta expectativa, não é?

Era muita responsabilidade para um ser tão frágil e vulnerável. O choro, naquele momento, era claramente uma resistência ao nascimento e a tudo que lhe esperava. No entanto, você resistiu. Cresceu, muitas vezes, entre “trancos e barrancos”, mas sobreviveu. Tem uma história para chamar de sua e uma trajetória para se orgulhar. E hoje, você não entende o que lhe fez resistir, desde o dia do seu nascimento. Afinal, você se sente tão pequenino quanto naquele dia. Tão frágil e delicado. Não mais perdido diante da possibilidade de um novo mundo, mas diante de tantos problemas a resolver.

Em meio a tantos imprevistos, você sente sua energia esvair-se. Parece sucumbir a cada novo obstáculo. Não consegue mais enxergar o sucesso, já que ele está tão distante da sua atual realidade. Sente-se pequenino e vulnerável. Na maioria das vezes, o seu desejo é encolher-se, em posição fetal e ficar ali quietinho por um bom tempo, esperando a tempestade passar. Mas não, você precisa levantar, limpar as lágrimas e seguir. Muitas coisas dependem de você.

Longe de ser um texto de autoajuda, essa é uma reflexão acerca da sua própria capacidade. É normal sentir-se esgotado diante de tanta responsabilidade No entanto, não subestime o seu poder, pois já viu do que é capaz. Mesmo enquanto pesava menos de 5kg, você saiu da sua zona de conforto e encarou a realidade. Ninguém havia te avisado e, mesmo de surpresa, você conseguiu lidar. Não pôde evitar o choro desesperado, mas, no fim, as lágrimas secaram e você sobreviveu.

Saiba que as coisas continuarão acontecendo sem aviso. Não será fácil. Você será pego de surpresa em inúmeras situações, infelizmente. Mas as lágrimas secarão. Elas sempre secam. E, em algum momento, você renascerá. Justamente por não ser fácil, as suas conquistas serão ainda mais valorosas. Portanto, valorize o sofrimento. Ele, com certeza, está aí por um motivo.

Por vezes, pequenos problemas tomam uma proporção gigantesca. Leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.