O silêncio também é resposta

Olha só, se tem uma coisa que me deixa chateada é gente que não responde WhatsApp. Ou email, direct no Instagram ou qualquer uma das vertentes onlines por aí. Pode ser o seu crush, um colega de trabalho ou um cliente. Não responder me parece muito descaso e desrespeito. Por mais que demore a responder, por mais que a resposta seja negativa, ela deve ser comunicada.

Na verdade, as conversas do universo online em nada se diferenciam do mundo real. Quando falamos com alguém, esperamos receber um retorno, seja ele qual for. Seja pelos aplicativos ou olho no olho, a espera é a mesma. Afinal, só há, de fato, uma conversa quando duas pessoas ou mais interagem entre si. Ao interagir, ninguém espera receber em troca o vácuo, o silêncio ou monólogos por aí.

No entanto, tenho aprendido com o não retorno de alguns, que, infelizmente, o silêncio também é resposta. Foi o que me revelou uma vez minha analista quando eu, indignada, dizia que esperava tanto uma resposta de alguém e esta não tinha jamais chegado. Foi aí que ela me disse, serena, como sempre: “quem sabe, o silêncio também seja uma significativa resposta”.

E sim, o silêncio também é resposta. Não aquela que esperávamos, mas é. É aquele silêncio que fala, que diz claramente: do outro lado, há alguém que, por uma razão, não está disponível para você. Mesmo que o status esteja disponível ou online o tempo todo, não há intenção alguma em resposta. E essa é, sim, uma grande resposta para você que esperava algo.

É um sinal claro de que você deve seguir. Deixar pra lá, abandonar. Não interagir mais com quem não deseja interação alguma. E, em nenhuma hipótese, implorar por resposta. Afinal, você já teve uma clara e definitiva resposta. Quem quer, não mede esforços. Quem quer, dá um jeitinho de parar alguns minutinhos e te enviar uma resposta. Quem quer, se importa. Aos covardes, só lhes resta o silêncio como resposta. Infelizmente…

Estar online não significa estar disponível. Leia aqui.

Acho que você também gostaria de:

2 Comentários

  1. Thiago says

    O silêncio é a resposta de quem não está disponível para interagir com você.

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.