O amor que é laço e não nó

Amor-laço. É assim que posso definir o relacionamento desse casal, Gustavo e Mônica. E foi exatamente essa a palavra que a Ana Luísa, amiga da Mônica, também os definiu. Um laço é muito diferente de um nó. Um laço é união, é encontro, mas, de nenhuma forma, é prisão, é aperto. Um laço se adapta, se ajeita às diferentes situações. Ora mais apertado, ora mais frouxo.

Um laço é exatamente o que liga o balão à terra firme. O balão, aqui representado pela Mônica e o chão pelo Gustavo. O laço que une o balão e o chão é um laço maleável, que ora os leva aos céus, com a leveza e espírito sonhador da Mônica, ora os leva à terra firme, com o pragmatismo e planejamento do Gustavo.

O amor deles é exatamente como esse laço. Ele enverga, afrouxa, mas nunca se desfaz. E mesmo não se desfazendo, ele jamais sufoca. Porque, afinal, há um sério risco quando o amor se torna nó e não laço. A partir do momento em que isso acontece, ele deixa de ser aconchego para se tornar um peso. Deixa de ser liberdade para se tornar prisão. Deixa de trazer sorrisos, para trazer lágrimas e discussões.

Para que ele seja laço, deve haver respeito entre as individualidades de cada pessoa. O amor deve andar lado a lado da liberdade e, em nenhum momento, se tornar maior do que ela. E, no relacionamento de Gustavo e Mônica, respeito e liberdade são características essenciais. E é justamente por isso que o amor-laço que possuem só se fortalece a cada dia.

Como diz a Flávia, irmã do Gustavo, eles olham juntos para uma mesma direção. São cúmplices um do outro, são os melhores companheiros. E cumplicidade também foi a característica que a Ana Luísa ressaltou. Para quem convive com eles, o amor-laço fica totalmente evidente.

[Trecho da cerimônia personalizada da Mônica e do Gustavo, na Pousada Villa Sonalli, na Praia de Estaleirinho, Santa Catarina. Texto e celebração por mim, Sem Travas no Coração]

Fotos: Caroline Cerutti / Arquivo pessoal da celebrante

Leia também: A base sólida para que o amor navegue mas não afunde. Clique aqui!

Acho que você também gostaria de:

2 Comentários

  1. Mônica says

    Isa! Mais uma vez, digo: Gratidão… Não podia ter sido outra celebrante, era para ser você. A sensibilidade com que escreve e enxerga as pessoas, o casal aparece em cada palavra que coloca nos teus textos. Sem dúvida esse texto, escrito por ti, os ajudará a recordar sempre que somo laço e não nó. Desejamos a ti o mesmo afeto e carinho que levou até nós no dia 21/04/22. Obrigada mesmo! Mônica e Gustavo

    1. Isabela Nicastro says

      Que bom que vocês me escolheram, me sinto tão honrada por ter celebrado o amor de pessoas tão maravilhosas como vocês! Obrigada, mil vezes obrigada! Sempre! Vocês são incríveis! Mais que noivos, amigos para a vida toda! <3

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.