Cuidado: frágeis (e não fracos!)

Olha só, não tem necessidade de confundir fragilidade com fraqueza. São sinônimos segundo o dicionário, no entanto, no comportamento, apresentam diferenças essenciais. Ser frágil não é, necessariamente, ser fraco. Fragilidade tem muito mais a ver com delicadeza e nobreza do que com a fraqueza propriamente dita. São como as caixas de papelão, com o aviso: “Cuidado: frágil”. Entende-se que o conteúdo é de extrema importância, portanto, exige-se cuidado no manuseio, delicadeza ao lidar e atenção ao se transportar.

Caixas de papelão guardam conteúdos nobres e, por isso, frágeis. São metáforas perfeitas para esse texto. Assim como as caixas, algumas pessoas, em suas “embalagens” demonstram-se frágeis, porém, abrigam um conteúdo rico e delicado. Ao se mostrarem sensíveis aos olhos dos outros, são vistas, na maioria das vezes, como fracas. São consideradas suscetíveis e manipuláveis. Solitárias e depressivas.  Exageradas, cheias de frescura e de mimimi.

Mas não, são apenas frágeis. Importam-se, contagiam-se, doam-se. Sofrem com intensidade, mas também vibram de felicidade. São sensitivas e precisam de um cuidado maior no manuseio. Apreciam a delicadeza e o trato com os sentimentos. Têm o coração como guia e dão a ele o respeito que merece. Sabem que palavras tem poder e têm cuidado ao lidar com elas. Acima de tudo, respeitam o próximo porque também exigem o mesmo.

Em nenhum momento são fracas. Pelo contrário, são ainda mais fortes por manterem-se firmes diante de uma sociedade que engradece os fortes e os inabaláveis. Diante de um discurso, onde o significado de fortaleça se resume a falso bom-humor, sucesso e aparências. Para a maioria, lágrimas são sinais de fraqueza. Para os frágeis, elas são amigas inseparáveis. Na alegria ou na tristeza, estarão lá, sempre presentes. São demonstrações explícitas de sentimento à flor-da-pele.

Diante de uma sociedade que não os compreende, os frágeis lutam constantemente para defenderem o real motivo pelo que vivem: o sentir. Assim como as caixas, eles só mostram o seu conteúdo a quem realmente mereça. Exibem o aviso de fragilidade, para alertar e proteger o que há de mais precioso dentro deles: o coração.

Acho que você também gostaria de:

8 Comentários

  1. Núbia Lima says

    Achei super massa seu texto. Parabéns por se expressar e expressar os sentimentos de muitas pessoas tão bem. Tenho que salvá-lo, pois me descreveu por completo.

  2. Kenia says

    Chorei muito depois de ler seu texto….foi uma resposta para perguntas que fazia a mim mesma…por isso obrigada!

    1. Isabela Nicastro says

      Oi Kenia! Ah que bom saber que meu texto te tocou de alguma maneira. Fico muito feliz por isso. Estamos juntas! Continue sempre por aqui! beijo grande <3

  3. Kátia Quetina dos Reis Lima says

    Que lindas palavras, eu estava realmente com esse pensamento de que há algo nobre na fragilidade e para se manter tão sensível ao belo, precisamos ser fortes para não sucumbir ao que diz a maioria.

    1. Isabela Nicastro says

      Ahh que bom que você gostou, Kátia! Feliz por ter te ajudado, de alguma forma, com esse texto!
      Seja bem-vinda ao nosso blog e continue sempre por aqui!
      beijo grande!

    1. Isabela Nicastro says

      Que bom que você gostou, Ju! Volte sempre aqui, é um prazer ter você como leitora da Sem Travas!

      beijo grande! <3

O que você achou disso?

Seu endereço de email não será revelado.